terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Como fazer sabão com óleo de fritura

Recebemos esta receita do Sr. Luiz de como fazer sabão com óleo usado em frituras, muito simples, prática e ecologicamente correto. Notamos que aos poucos o pessoal está colaborando e dando sua contribuição para pelo menos aliviar a agressão que nosso planeta sofre com tanta poluição. A natureza retribui conforme o tratamento que recebe.

Vamos a receita do sabão caseiro:

Fiz a receita que segue (e que postei em 10 de agosto) e ficou um ótimo sabão. Mas vai uma dica: é bom deixar descansar pelo menos uma semana antes de usar, para que a soda excedente se evapore e o sabão fique mais suave.

(A receita original pede 6 l óleo, 2,5 l água morna e 1 k de soda; fiz a metade por não ter tanto óleo e não usar tanto sabão)

•– 3 Litros de óleo usado e coado (a meia-fina feminina é um ótimo coador)
•- 1,250 L de água morna
•- 500 g. soda em escamas (ou flocos)
Aqueça a água (bem quente, quase fervida), despeja em um balde plástico e junte a soda AOS POUCOS – a soda “ferve” quando jogada na água, é bom tomar cuidado. Se jogar a soda de uma vez a fervura é muito grande e sai so balde, podendo causar acidentes graves;

Quando a soda estiver dissolvida, o que é rápido, junte o óleo em canecadas e vá mexendo sempre, até ficar gelatinoso. Isso leva uns 20-30 min;

Despeje em formas de plástico ou em formas de alumínio (de bolo) bem forradas com plástico. Eu usei formas de alumínio forradas com plástico da feira do supermercado – bem restistentes, todo mundo tem em casa e colam bem na forma. Pra facilitar, molhe a forma e depois a envelope dentro do saquinho, ajeitando nas bordas pra ficar bem colado;

Fica em ponto de corte em 2 dias. Corte e deixe descansar pelo menos uma semana antes de usar, para a soda excedente se evaporar. Assim o sabão fica mais suave. Quanto mais descansar, mais suave ele fica.

Se você usar de imediato o sabão fica muito forte, e as mãos ficam ásperas.

Fiz esta receita e rendeu mais de 40 peças de sabão de tamanho padrão – 200 g.

Ah, uma dica de um amigo que também faz sabão: separe alguns pedaços de cada receita, deixe secar bem e passe num ralador. Ele usa isso em receitas que pedem uma medida de sabão em pó, e me garantiu que funciona perfeitamente.

Nenhum comentário: