terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Produção de velas ecológicas

O preço da parafina usada para fazer velas artesanais está disparando no mercado e a alta já passa dos 30%. Com isso está surgindo no mercado uma emulsão feita a partir de produtos vegetais como a soja, arroz, palma ou o girassol para substituir a parafina.

“A matéria-prima ecológica é uma tendência”, diz o presidente da Abrafave, Jozarba Cavalcante Rodrigues. Segundo ele, o material está se firmando como uma opção ao uso da parafina, derivada do petróleo e fabricada exclusivamente pela Petrobras. Hoje, 5% das velas produzidas no País usam a matéria-prima vegetal. “O viés é de alta, já que as empresas usam a cera na produção das velas aromáticas e decorativas, que é o segmento que mais cresce”, diz Rodrigues.

Segundo estudos levantados, o setor de velas artesanais movimenta certa de 700 milhões de reais por ano e 40% são de micro e pequenas empresas do setor.

Uma das indústrias que fabricam este tipo de emulção é a Megh Ceras e Emulsões. É um mercado que ainda está começando e deverá crescer muito para poder abastecer o mercado.

Nota: Na fabricação de velas não se utiliza emulsões. Comercializamos o produto Meghwax CAW 100 como alternativa a parafina.

Nenhum comentário: