terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Receita de Sabão Caseiro – passo a passo

Não tem nada mais gratificante do que produzir algo você mesmo. Ainda mais se você pode usar o que você fez, como é o caso se fizer um sabão.

Segue abaixo a receita de sabão caseiro.

Ingredientes e materiais necessários para preparar o sabão:

- Meio litro de soda cáustica liquida.

- 2 litros de óleo ou gordura.

- 250ml de álcool.

- 1 litro e meio de água.

- 1 par de luvas de borracha

Passo a passo de como fazer o sabão:

1. Confere se você está com a quantidade certa de cada material necessário para produzir o sabão. Segue para o próximo passo se estiver tudo certo. Se errar em alguma quantidade pode dificultar que o resultado final seja o desejado.

2. Coloque a luva de borracha para proteger suas mãos. Coloque todos os ingredientes necessários em um balde, mexendo bem por 40 minutos. Pode ser com um cabo de vassoura ou uma colher de pau. Verifique que a massa fique com uma cor creme e consistente. Se começar a espirrar liquido, mexa mais lentamente.

3. Coloque agora a mistura numa forma e deixe-a secar por aproximadamente 8 dias. Não utilize a mistura antes de 8 dias. Quanto mais tempo você deixar o sabão secar mais branco ele vai ficar e melhor vai ser para usá-lo.

Fazer sabão em casa é fácil e não requere muito tempo da parte de quem for produzi-lo.

Outras vantagens de fazer o sabão em casa, fora a gratificação, é que dá pra economizar um pouco de dinheiro. E também, ajuda ocupar o tempo nas horas vagas.

Nenhum comentário: